A morte de um homem é uma tragédia. A morte de milhões é uma estatística.
(Stalin dirigindo-se a Churchill em Potsdam, 1945)

sexta-feira, 2 de março de 2012

O trabalho é a roda que gira a economia da sociedade


Na sociedade de hoje o trabalho é um factor estruturante da organização económica, politica e social.
Ele é a roda que gira a economia e a sociedade, na medida em que o trabalho origina conhecimento, riqueza material, desenvolvimento económico  e também satisfação pessoal.




O CONCEITO “TRABALHO”

Dos primórdios da Humanidade até aos nossos dias o conceito “trabalho” foi sofrendo alterações, preenchendo páginas da história com novos domínios e novos valores. Do Egipto à Grécia e ao Império Romano, atravessando os séculos da Idade Média e do Renascimento, o trabalho foi considerado como um sinal de opróbrio, de desprezo, de inferioridade. Esta concepção atingia o estatuto jurídico e político dos trabalhadores, escravos e servos. Com a evolução das sociedades, os conceitos alteraram-se. O trabalho-tortura, maldição, deu lugar ao trabalho como fonte de realização pessoal e social, o trabalho como meio de dignificação da pessoa.
As  palavras «trabalho» e «trabalhar» de acordo com o que é definido por um dicionário da língua portuguesa. «Trabalho» significa: “exercício de actividade humana, manual ou intelectual, produtiva”; “serviço”; “lida”; “produção”; “labor”; “maneira como alguém trabalha”. «Trabalhar» é “exercer alguma profissão”; “dar determinada forma a”; “fazer com arte”; “labutar”; “empenhar-se”; “executar alguma tarefa”; “desempenhar as suas funções”.


Sem comentários:

Enviar um comentário